fbpx
Técnicas de consciência corporal que vão te ajudar a se preparar para o parto normal

A gestação (planejada ou não) transforma as nossas vidas.Costumamos dizer que ela é um divisor de águas que traz mudanças tanto físicas, quanto emocionais na nossa vida, para sempre. Por isso, se preparar para o parto é uma etapa que nos ajuda a trabalhar mente e corpo, com consciência, para as mudanças que estão por vir.

Hoje vamos conversar um pouco sobre como algumas técnicas de consciência corporal podem ser grandes aliadas no processo de se preparar para o parto e para a chegada do seu bebê, especialmente quando combinadas com a fisioterapia pélvica.

O que é consciência corporal, afinal?

A consciência corporal está relacionada a conhecer o nosso próprio corpo e suas sensações. Durante a gestação, esse entendimento se torna ainda mais importante pois permite que você se conecte consigo, compreenda as mudanças físicas que está vivendo e se prepare para o momento do parto.

 

Como cuidar do corpo ajuda no parto normal?

  1. Menos ansiedade: Técnicas de respiração e relaxamento podem ajudar a controlar a ansiedade e o medo do parto, promovendo uma sensação de segurança.
  2. Melhora da postura: A consciência corporal auxilia na identificação de posturas que favorecem o alinhamento da coluna e a posição do bebê, facilitando o trabalho de parto.
  3. Alívio da dor: A prática de movimentos suaves e alongamentos pode ajudar a aliviar a tensão muscular, minimizando desconfortos comuns durante a gestação.

O Papel da fisioterapia pélvica

A fisioterapia pélvica promove uma abordagem eficaz na preparação e na consciência do corpo para o parto. Os fisioterapeutas especializados ajudam as gestantes a:

  1. Fortalecer os músculos do assoalho pélvico: O fortalecimento dessa musculatura é crucial pois contribui para um parto mais seguro e para uma recuperação pós-parto mais tranquila.
  2. Aprender técnicas de relaxamento: O uso de técnicas como a respiração diafragmática e a liberação miofascial ajuda a liberar tensões e preparar o corpo para as contrações.
  3. Adotar posições favoráveis: Durante as sessões de fisioterapia, a gestante é orientada sobre posições que podem facilitar o trabalho de parto e ajudar na descida do bebê pelo canal de parto.

Práticas recomendadas

Essas são algumas práticas que você pode incluir na sua rotina, são exercícios simples mas que podem fazer uma grande diferença na sua gestação e parto: 

  • Exercícios de respiração: Praticar respirações profundas e lentas ajuda a manter a calma e o foco durante o trabalho de parto.
  • Alongamentos e movimentação: Incorporar alongamentos suaves e movimentos de quadril pode aliviar a tensão e melhorar a mobilidade da sua pelve.

 

Essas são algumas das técnicas ensinadas pelas Parteiras da Commadre durante as consultas de pré-natal e, em um trabalho alinhado com uma de nossas Fisioterapeutas Pélvicas. O trabalho em conjunto de profissionais que entendem de gestação e preparação para o parto pode trazer resultados muito expressivos e um suporte valioso às gestantes. Ao aprender a ouvir e respeitar seu corpo, você vivenciará um parto mais tranquilo, consciente e empoderador.

 

Karina Fernandes Trevisan, Parteira, Enfermeira Obstetra e sócia da Commadre

 

Gostou desse conteúdo?? Que tal compartilhar em suas redes?

 

 

Pin It on Pinterest

Share This