A espera de um bebê costuma ser cercada de expectativas e preparar a casa para receber o mais novo membro da família é uma parte bem gostosa dessa experiência. Mas será que quem optou por um parto domiciliar planejado precisa ter um cuidado especial com a casa para receber o bebê? Como tem que ser essa limpeza? Precisa esterilizar a casa para garantir que o parto seja mais seguro?
De antemão, adiantamos: para um parto domiciliar seguro e tranquilo não é preciso esterilizar e nem fazer uma limpeza muito diferente da que é feita como rotina aí na sua casa. Lembre-se: o bebê vai nascer e irá conviver com a família, portanto, ele se adaptará ao ambiente. Por isso, a casa não precisa estar estéril – e isso nem faria bem. A convivência com os irmãos mais velhos, com os animais que vivem na casa são importantes para aumentar a imunidade do bebê.
Mas, garantir um ambiente acolhedor e seguro para o nascimento é importante e uma casa limpa fará com que todos se sintam confortáveis e tranquilos durante o processo. Neste post, vamos compartilhar algumas dicas para preparar o seu lar para receber seu bebê com carinho e segurança.
1. Comece com a organização do espaço
Antes de iniciar a limpeza propriamente dita, é importante organizar os ambientes.O segundo e o terceiro trimestre da gestação geralmente nos dá um ânimo extra para limpar e resolver pendências na casa (e na vida), se esse for o seu caso, aproveite essa fase:
- Livre-se de itens que não estão mais em uso: doe, venda, faça um bazar com as amigas e aproveite a oportunidade para um encontro especial antes da chegada do bebê.
- Lave roupas e cobertores
- Providencie lençóis e toalhas extras limpas, bem como a lista de itens que a equipe de parto domiciliar lhe passou durante o pré-natal.
2. Limpeza profunda dos ambientes
Esse pode ser um momento bacana para limpar aquelas áreas da casa que acabamos deixando passar no dia a dia. Depois que o bebê nascer, você estará focada nele e em você e esse trabalho não será visto por você por algumas semanas.
- Piso e superfícies: Aspire e passe pano em todas as áreas para garantir que não haja sujeira ou poeira. Se possível, use produtos neutros, que não tenham cheiros fortes.
- Banheiro: Dê uma atenção extra ao banheiro, já que ele será um dos lugares mais utilizados. Certifique-se de que o vaso, a pia e o box estejam bem limpos e higienizados.
- Cozinha: A limpeza da cozinha é fundamental, principalmente se você planeja ter visitas ou ajuda em casa após o parto. Lave todos os utensílios e desinfete as superfícies.
Caso não esteja com ânimo para essa faxina, busque ajuda ou liste as tarefas que precisam ser feitas e faça aos poucos, uma por dia. Assim você não se cansa e não se sobrecarrega – além, é claro, de distrair a mente da ansiedade que muitas vezes costuma ser companheira no final da gestação.
3. Cuide da ventilação e luminosidade
Veja se o ambiente está arejado e com boa iluminação. Abra as janelas para deixar o ar fresco entrar e, se gostar, coloque algumas velas ou luzes suaves, criando uma atmosfera calma e tranquila.
4. Prepare um ambiente confortável e acolhedor
Além da limpeza, é importante preparar a casa para que o ambiente seja o mais acolhedor possível. Pense em detalhes que trarão conforto, como almofadas, uma música suave ou até mesmo um aroma agradável (certifique-se de que o cheiro não seja forte, já que isso pode incomodar durante o trabalho de parto).
Uma outra dica que damos para as gestantes que atendemos é colocar frases motivadoras em alguns cantos da casa (ou letras de música) que te ajudem a se manter com foco e em uma vibração positiva durante o trabalho de parto,
5. Abasteça a geladeira e a despensa
Se possível, providencie alguns snacks, sorvete, açaí, lanches rápidos e fáceis para serem consumidos durante o trabalho de parto e que facilitarão a sua vida e a da sua família caso o trabalho de parto se estenda.
Outra dica interessante é deixar marmitas congeladas, elas costumam ser uma grande aliada no pós parto permitindo que você foque no que realmente importa. Planeje também quem cuidará das refeições da família nesse período, para isso, converse com seu(sua) companheiro(a) e organizem juntos como será feita essa logística.
Lembre-se: não é necessário fazer uma grande limpeza da casa para receber o bebê mas a organização vai te ajudar a criar um ambiente seguro, calmo e cheio de amor, onde vocês possam receber seu bebê de maneira tranquila e confortável.
Procura uma equipe para acolher você e seu bebê nessa vida? Conheça a Equipe Commadre
Foto: Cottombro Studio
Gostou desse conteúdo?? Que tal compartilhar em suas redes?