Está em busca de um parto humanizado e não sabe por onde começar? Nesse texto te ajudaremos, trazendo um passo a passo para que você viva sua experiência única de parto, com segurança e respeito.
O que é o parto humanizado?
O parto humanizado é aquele que respeita a mulher, suas escolhas e seu corpo, buscando minimizar intervenções desnecessárias e valorizando o protagonismo da gestante. A proposta é oferecer um ambiente acolhedor, onde ela se sinta segura e respeitada, podendo vivenciar a chegada do seu filho da maneira que escolheu, com autonomia e apoio adequado.
Por que planejar o parto é importante?
Planejar o parto não é apenas uma questão de escolher entre parto normal ou cesárea, mas sim de entender e definir as condições e o ambiente em que você se sente mais confortável para trazer seu bebê ao mundo. O planejamento permite que o casal e a gestante estejam informados sobre os processos e alternativas disponíveis, criando uma experiência que seja o mais próxima possível do que faz sentido dentro dos seus valores e do seu contexto familiar.
O parto humanizado também pode ser relacionado ao respeito pelas escolhas da mulher, sempre dentro do que é mais seguro para ela e para o bebê. Por isso, o planejamento deve ser realizado com base nas mais recentes evidências científicas, que buscam garantir a segurança sem perder a humanização.
Como planejar seu parto humanizado?
- Escolha sua equipe: Em um cenário ideal, o parto hospitalar conta com uma médica Obstetra, uma Parteira (Enfermeira Obstetra ou Obstetriz), a médica Pediatra que vai cuidar do seu bebê, o Anestesista e a Doula. Busque por uma equipe experiente que atue com prática embasada em evidência científica, atualizada e que prepare vocês de verdade para o parto.
2. Diálogo aberto: o sucesso do parto depende de muitas etapas, uma delas é a sinergia com os profissionais que estarão com você no pré-natal e no parto. Não tenha medo de perguntar, tirar dúvidas, sem pressa… as consultas de pré-natal devem ser o momento ideal para isso. É importante que todos os profissionais envolvidos estejam alinhados, respeitem suas escolhas e possam orientá-los com informações atualizadas.
3. Escolha um ambiente que favoreça a humanização: a decisão sobre onde acontecerá o parto é parte importante do planejamento. Muitas mulheres optam por hospitais que oferecem uma estrutura acolhedora, com apoio de equipes capacitadas para atender a partos humanizados, por casas de parto ou sua própria casa, no que chamamos parto domiciliar planejado.
Caso opte por uma maternidade saiba que, se possui plano de saúde, pode ter reembolso tanto das consultas de pré-natal quanto do parto. Aqui na Commadre fazemos uma prévia de reembolso durante a consulta de pré-natal, assim você já sabe com antecedência quais os profissionais consegue reembolsar e qual valor seu plano dedica para cada um. Médica Obstetra, Pediatra, Enfermeira Obstetra e Anestesista geralmente são reembolsadas, já a Doula não.
4. Conheça a maternidade: não são todos os hospitais privados que liberam Parteiras e Obstetras externas para realizar condução de parto – apesar de ser um direito das mulheres. Por isso, converse com a equipe, peça indicação de maternidades com as quais elas atuam, isso facilita o planejamento do parto.
5. Entenda as opções e os benefícios: é fundamental conhecer as diferentes opções de intervenções, como a analgesia, o uso de episiotomia e outras práticas, para saber o que e quando algo pode ser necessário no seu parto – e o que são intervenções desnecessárias.
6: Crie um plano de parto claro e realista: O plano de parto é uma ferramenta que vai ajudar a expressar seus desejos: quanto mais claro e detalhado for, melhor. No entanto, também é importante que ele seja flexível: o planejamento deve considerar a possibilidade de mudanças caso haja qualquer necessidade médica, sempre com base no que é mais seguro para você e seu bebê, por isso é tão importante contar com uma equipe na qual você confie.
7. Envolva seu(sua) parceiro(a)
Um(a) companheiro(a) participativo, que frequenta as consultas de pré-natal e o curso de preparação para o parto com você, e que está muito alinhado com as informações e os desejos que vocês construíram juntos pode fazer muita diferença no parto, sendo o apoio que poderá de fato mudar o rumo do nascimento.
Evidências científicas e respeito às decisões da gestante
A medicina baseada em evidências tem sido uma aliada fundamental na promoção de um parto mais seguro e humanizado. Estudos mostram que práticas como o apoio contínuo de uma Doula, a mobilidade durante o trabalho de parto e a escolha de posições para o parto podem reduzir significativamente as taxas de complicações e melhorar a experiência da mulher.
Além disso, o acesso à informação e o respeito para decidir sobre o próprio corpo são direitos fundamentais, e as escolhas da gestante devem ser sempre consideradas, dentro das orientações médicas.
O Parto é seu e do seu bebê
O planejamento de um parto humanizado não modinha, é um DIREITO. A mulher deve se sentir empoderada, informada e segura para tomar as decisões que achar mais apropriadas para ela e para seu bebê. Com o suporte adequado, informações de qualidade e respeito, o parto pode ser uma experiência muito mais positiva, acolhedora e transformadora, um dia para ser lembrado para sempre.
Por isso, investir no planejamento do parto humanizado é garantir que suas escolhas sejam respeitadas e que você tenha o apoio necessário para que seu parto aconteça da melhor maneira possível.
Gostou desse conteúdo?? Que tal compartilhar em suas redes?