A jornada da gravidez é cheia de emoções intensas e conflitantes, dúvidas, medos, angústias mas também muitas alegrias, novas descobertas e provavelmente seguida de um amor até então nunca antes experienciado. Se você está considerando que seu bebê nasça de parto normal e chegou até aqui buscando coragem para enfrentar essa experiência, saiba que você não está sozinha.
Reunimos abaixo uma série de dicas para te ajudar a se empoderar e encontrar a confiança que precisa para promover um nascimento seguro e repleto de benefícios para você e o seu bebê.
1. Conhecimento é Poder
Uma das melhores maneiras de combater o medo é a informação. Pesquise, leia, assista documentários e vídeos sobre o parto normal, suas fases e o que esperar. Converse com profissionais que apoiam o nascimento fisiológico, como Parteiras, obstetras humanizados e doulas, que te apoiarão nesse processo. Cursos de preparação para o parto focados no parto normal também são excelentes aliados. Quanto mais você souber, mais preparada se sentirá. Assista aos filmes da trilogia O Renascimento do parto; Leia autores como Michel Odent e livros como Parto com Amor; Nas redes sociais siga pessoas engajadas no movimento da humanização do parto. Lembre-se: informação é poder!
2. Conecte-se com outras gestantes e mães
Compartilhar experiências pode ser extremamente encorajador. Procure grupos de apoio para gestantes que, assim como você, também buscam o parto normal; Participe de grupos presenciais ou online onde você possa ouvir histórias de outras mães que já vivenciaram essa experiência. Ver a confiança e a força delas pode ajudar a fortalecer a sua própria coragem.
3. Pratique técnicas de relaxamento
Conforme a gestação vai evoluindo, sentir ansiedade é natural, mas existem recursos muito eficazes para ajudar a gerenciar essa emoção. A prática de técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e exercícios de respiração, pode ajudar a acalmar a mente e preparar o corpo para o parto. Essas práticas não apenas ajudam a reduzir o estresse, mas também fortalecem a conexão entre você e seu bebê.
4. Construa um bom Plano de Parto
O Plano de Parto é uma carta de intenções, recomendada pelo Ministério da Saúde, na qual a gestante declara qual é o atendimento que espera para si e para o seu bebê, durante o processo de nascimento.Ter um plano de parto claro e alinhado com sua equipe de parto pode proporcionar uma sensação maior de segurança. No documento, insira o que deseja e o que não gostaria que acontecesse no trabalho de parto e no pós parto imediato, com você e com o seu bebê. Saber que você tem um plano de parto pode trazer mais tranquilidade.
5. Tenha bons aliados ao seu lado
A presença de pessoas que você ama pode fazer uma grande diferença no parto. Converse com o (a) seu(sua) parceiro (a), amigos e familiares sobre suas preocupações e desejos para o parto. Além disso, é importante que eles frequentem as consultas de pré-natal e, se possível, façam o curso de Preparação para o parto com você para que entendam melhor o que esperar do parto e como podem apoiá-la.
6. Confie em seu corpo e em seus Instintos
Lembre-se de que o seu corpo é forte e projetado para trazer seu bebê ao mundo. Confiar em seus instintos e na sua capacidade de parir pode ser uma injeção poderosa de coragem.
7. Tenha pessoas que te apoiem do seu lado
Se possível, cerque-se de pessoas que te fortaleçam, que caminhem ao seu lado: uma doula, seu)sua) companheiro(a), uma equipe que confia no seu processo, que tire dúvidas, que dissipa medos, que te dê injeção de coragem e confiança.
Lembre-se: cada parto é único e é muito importante que você se sinta apoiada e empoderada em seu processo. Encarar o parto normal com coragem não significa que você não terá momentos de dúvida, mas sim que você está disposta a enfrentar esses momentos com confiança e preparação.
Desejamos a você uma jornada tranquila e cheia de força. Estamos aqui para apoiá-la em cada passo do caminho!
Texto: Thais Rodrigues Bernardo, Enfermeira Obstetra e sócia da Commadre
Foto: Josh Willink
Gostou desse conteúdo?? Que tal compartilhar em suas redes?