Muitas mulheres chegam aqui na Commadre com a seguinte questão: acabaram de descobrir que o ginecologista que as acompanha há anos e no qual confiam, não atendem parto humanizado. Se esse é o seu caso também, primeiro de tudo: acalme o coração.
A primeira coisa que você precisa entender é o quanto isso poderá impactar na sua vontade e na sua busca por um parto humanizado. Saber que o profissional que você confia não atende parto normal baseado em evidências científicas te desestabilizou? Por que será que você teve esse sentimento? O quanto a falta de apoio desse profissional em particular pode impactar no nascimento do seu bebê?
Coloque todas essas questões na balança e então se pergunte: o que me prende a esse profissional, mesmo ele não estando alinhado ao que eu desejo para o meu parto e para a chegada do meu filho ao mundo? Por que, pra mim, a presença desse médico é tão importante no meu parto?
Será que não está na hora de abrir mão do vínculo com esse profissional que às vezes é o ginecologista da família, ou que te acompanhou desde pequena, para encontrar alguém que realmente se alinhe ao que você deseja (e acredita ser a melhor escolha) para essa fase da sua vida?
Por que buscar um parto humanizado, mesmo que o seu médico não ofereça essa opção?
O momento do parto é um dos mais aguardados e especiais na vida de uma gestante. Porém, muitas vezes, ele pode vir cercado de inseguranças. Uma médica obstetra e/ou uma Enfermeira Obstetra poderão te trazer essa segurança no pré-natal, esclarecendo suas dúvidas, conversando sobre seus medos, suas expectativas e desejos para o parto.
Se você se encontra nessa situação, é fundamental entender que existe a opção de contar com uma equipe capacitada de obstetras e parteiras, como a que oferecemos aqui na Commadre, para tornar essa experiência mais respeitosa, acolhedora e segura para você e para o seu bebê.
O pré-natal e o parto são momentos que requerem apoio, segurança e acolhimento. Passar por essa jornada guiada por profissionais que te escutam e acreditam em você e no seu poder de trazer seu bebê ao mundo, pode ser uma experiência muito enriquecedora não apenas para você, mas para o seu bebê, seu(sua) companheiro(a) e,se for o caso, seus filhos mais velhos.
O que é um parto humanizado?
O parto humanizado visa garantir que a gestante tenha o máximo de autonomia possível durante o processo de pré-natal, trabalho de parto e parto, respeitando seu corpo, suas escolhas e seus limites. Ele busca o equilíbrio entre os cuidados médicos e o respeito à experiência da mulher, promovendo um ambiente tranquilo, onde a gestante se sente segura, ouvida, compreendida e parte essencial do processo.
Para isso, há o respeito pela liberdade de escolha do local do parto, de como será montada a cena do parto, qual posição o bebê nascerá, no uso de técnicas para aliviar a dor, e na diminuição de intervenções desnecessárias, permitindo que o parto aconteça de forma mais natural e respeitosa possível.
Meu médico não atende parto humanizado: e agora?
Isso não significa que você precise abrir mão de ter essa experiência. É possível buscar uma equipe especializada em parto humanizado, composta por obstetras e parteiras que compartilham os mesmos valores de respeito, acolhimento e autonomia. Mesmo que o seu médico atual não ofereça essa abordagem, você pode contar com profissionais capacitados para garantir que seus direitos sejam respeitados durante o processo de parto.
Nós podemos te ajudar
Aqui na Commadre, contamos com obstetras e parteiras altamente qualificadas, munidos de empatia, gentileza e com foco na experiência única de parto de cada mulher. Nossa missão é proporcionar um ambiente acolhedor, onde cada gestante e cada família se sinta segura e respeitada, podendo escolher a melhor maneira de trazer o seu filho ao mundo.
Se você ainda não recebeu o apoio necessário para ter um parto humanizado, entre em contato conosco. Podemos conversar sobre as suas opções, esclarecer dúvidas e, caso deseje, oferecer todo o suporte necessário para que tenha a experiência de parto dos seus sonhos.
Lembre-se: o parto É SEU e deve ser vivido de forma consciente e empoderada. Busque profissionais que respeitem suas escolhas e estejam ao seu lado, garantindo que você se sinta segura, acolhida e respeitada durante todo o processo.
Gostou desse conteúdo?? Que tal compartilhar em suas redes?