fbpx
Com essas dicas você não vai ter dúvida se está em trabalho de parto ou não

Segundo ou terceiro trimestre de gestação apontando por aí? A chegada do seu bebê está se aproximando, e é natural ter muitas perguntas e dúvidas sobre o parto. Saber identificar se você está entrando em trabalho de parto pode ajudar (e muito) a trazer mais tranquilidade para o momento do nascimento. Abaixo, trago alguns sinais e dicas que vão te ajudar a reconhecer quando descansar e quando é a hora de ir para o hospital.

 

1. Contrações regulares

Um dos principais sinais de que você está em trabalho de parto é a presença de contrações regulares. Diferente das contrações de treinamento (barriga dura sem dor) que você pode ter durante a gravidez, as contrações de trabalho de parto intensificam-se ao longo do tempo e geralmente vêm de forma consistente, com cólica intensa no baixo ventre e que pode irradiar pra lombar. Se você perceber que as contrações ocorrem com intervalos menores que 5 minutos e duram cerca de 50 segundos ou mais, provavelmente será um sinal de que o trabalho de parto está começando.

 

2. Mudanças no tipo de dor

No início do trabalho de parto, você pode sentir uma dorzinha semelhante à cólica menstrual. À medida que o trabalho de parto avança, a dor se torna mais intensa e pode irradiar para a parte inferior das costas e para a parte interna das coxas. Aos poucos ela se torna mais forte e mais frequente, e com a progressão é comum sentir tremores, náuseas, vômito, calor, sudorese, dificuldade de ficar deitada ou parada na mesma posição.

 

3. Rompimento da Bolsa de Água

O rompimento da bolsa das águas é outro sinal claro de que o trabalho de parto pode estar começando. A bolsa pode estourar de repente, liberando um fluxo de líquido claro ou levemente rosado, que escorre perna abaixo e não dá pra controlar. Seu cheiro pode ser semelhante à água sanitária.

Em alguns casos, o líquido pode sair de forma contínua e não apenas em um jato, o que chamamos de rotura alta da bolsa (quando ela não rompe próximo da cabeça do bebê) ou faz apenas um pequeno furo, onde o líquido vaza somente às vezes. Se isso acontecer, não é preciso ter medo, mas é importante entrar em contato com sua Parteira ou Médico Obstetra para receber orientação sobre os próximos passos.

 

4. Sangramento

Durante o trabalho de parto, você pode notar um pequeno sangramento ou a perda de uma substância mucosa espessa e rosada conhecida como tampão mucoso. Quando as contrações se intensificam e o trabalho de parto está avançando pode ter saída de grande quantidade de tampão com sangue.

 

5. Aumento da pressão pélvica

À medida que o bebê desce para o canal de parto, você pode sentir um aumento da pressão pélvica. Esse sentimento de pressão e desconforto pode ser um sinal de que o trabalho de parto está se intensificando.

 

6. Dificuldade em conversar ou andar

Se começar a ficar difícil falar ou se mover durante as contrações, pode ser um sinal de que o trabalho de parto está em andamento. Muitas mulheres sentem uma necessidade de se concentrar exclusivamente nas contrações e passam a ter dificuldade em manter uma conversa. Esse é um sinal de trabalho de parto mais ativo.

 

Dicas Adicionais:

– Mantenha a calma: se suspeitar que está em trabalho de parto, tente manter a calma, avise seu(a) companheiro (a) e a Doula.
– Monitore os sinais: anote (ou peça para alguém que esteja com você) anotar a frequência e a duração das contrações e qualquer outro sintoma que você esteja experimentando. Os apps de contagem de contrações são bem úteis para isso.
– Entre em contato com sua equipe de parto sempre que estiver em dúvida ou se os sintomas parecerem intensos. Aqui na Commadre contamos com um grupo de whatsapp onde toda a equipe está, assim, fica fácil falar com todos os profissionais simultaneamente.

Lembre-se que cada gravidez e cada parto são únicos. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, procure ajuda profissional. O mais importante é estar preparada e confiante e segura para receber seu bebê!

 

 

Texto: Thais Rodrigues Bernardo, Enfermeira Obstetra e sócia da Commadre

Foto: Amina Filkins

 

Gostou desse conteúdo?? Que tal compartilhar em suas redes?

 

Pin It on Pinterest

Share This